Friday, July 13, 2007

Café queimado

Estive há pouco a conversar com um colega sobre isto mesmo, o café. Não tanto pelas características do café (falo nelas de seguida), mas sim pelo efeito da toma de café.
Tomei um café expresso (ou espresso) que deixou uma espuma castanho-escura nas paredes da chávena de café, e um travo amargo e áspero na língua. Embora seja de uma marca de café que aprecio, não me agradou por completo.
O meu colega abordou-me falando sobre isso mesmo, que o café estava a ser tirado na máquina de café expresso com um sabor desagradável a café queimado.


Numa máquina de café de bomba, a temperatura da água é mantida levemente abaixo do ponto de ebulição (cerca de 90 - 95 ºC), e sob pressão é forçada a passar a 15 atmosferas (1.5 MPa, ou 220.4 psi) através do café moído existente no porta-filtro, até ser vertido na chávena. Após 25 a 30 segundos, 45 ml de café está pronto a apreciado.
Se a moagem do café no moinho estiver regulada demasiado fina, ou se o pó for demasiado compactado no porta filtro, vai de certeza ter um café queimado.

Estava a comentar comigo que a cafeína chega às células do nosso corpo em menos de 20 minutos após a ingestão do café, e que com a idade (após os 30 anos) lhe parece que o efeito do café se nota mais.

O café melhora a memória, reanima e aumenta a nossa concentração (é por essa razão a bebida predilecta dos estudantes), mas como efeito secundário provoca por vezes várias horas de insónia quando bebido à noite.
Quando a noite adivinha-se prometedora até pode ser visto como um benefício, mas quando é necessário acordar bem cedo no dia seguinte, torna-se sem dúvida num efeito secundário.

Um dado curioso é que eu próprio noto já algumas reacções diferentes no meu corpo quando tomo café. Por incrível que pareça, ainda não me provoca dificuldade em dormir, mesmo tomando 2 ou 3 cafés durante o dia. Mas para esse meu colega, antes de ter 30 anos acontecia-lhe o mesmo, mas após alguns anos, beber um único café após o jantar já lhe provoca insónia.

A verdade é que noto que tenho agora uma maior dependência da cafeína do que anteriormente, pois já sinto a falta de um cafezinho após o almoço. E a dependência já é física, pois quando almoço e me esqueço ou por algum motivo não posso tomar um café, após uma hora sinto que não estou desperto o suficiente. E terei mesmo de procurar um café para me sentir mais “equilibrado”.

Como curiosidade deixo algumas das várias variações que pode ter o café expresso.
Em Lisboa é frequente pedir uma bica quando se quer pedir um café. No Porto a bica tem outro significado, no Norte pode ser mais facilmente associada a bica a uma torneira ou fonte pública, neste caso deve ser pedido um cimbalino.
Também pode ser pedido café de saco (também conhecido por café americano), diluído com água quente à semelhança do café coado.
Este é o café que servem caso seja pedido um café num país nórdico. Se por exemplo na Alemanha quiser um café, precisa pedir um “expresso”, se não o fizer, o mais provável é ser-lhe servido uma chávena grande cheia de café de saco.

Em Braga existe um local onde é frequente pedir café de saco, um local centenário chamado “A Brasileira”, na Rua do Souto no centro da cidade, bastante frequentado por pessoas ligadas às artes. Pintores, músicos, escritores, são algumas das pessoas que frequentemente bebem o seu café de saco n’A Brasileira. Eu próprio gosto de pedir um café de saco quando lá passo. Será uma coisa de artista?

3 comments:

Sofia Rodrigues said...

Olá,

Sou jornalista e estou a realizar uma peça sobre dependência de café. Se for possível facultar-me um contacto, telefone ou email, para falarmos, agradecia.

Obrigada

NunoF said...

Ola Sofia,

Se ainda estiveres interessada em fazer o contacto, usa o seguinte email:

email.nfernandes[a]yahoo.com

Até breve!

Frazão said...

Olá tudo bem? Sou um apreciador de café...e estou tentando chegar em uma boa qualidade de café caseiro. E queria uma ajuda aí de vocês se for possível. MInha dúvida é nesse tempo aproximado da extração do café entre 20 e 35 segundos? No meu caso se passar dos 15 segundos o café sai com gosto de queimado. O que será que está acontecendo de errado ? Eu uso uma moagem fina do grão. Se eu usar o porta filtro para 2 xícaras e deixar atingir uns 40ml a 50ml de cada xícara, que demora mais ou menos esses 20 - 25 segundos, o café sai com gosto de queimado. Então para sair melhor o café, eu uso o porta filtro para uma xícara e não deixo passar dos 15 segundos de extração, que dá aproximadamente uns 30ml à 40ml. Poderiam me ajudar a chegar nesses 20 - 25 segundos de extração ?